Sindrome de Burnout
Você não é incapaz,
só está exausto

Identifique e livre-se do esgotamento mental e físico
também conhecido como síndrome de burnout.

O que é
Burnout?

Burnout é uma reação ao estresse laboral prolongado ou crônico e é caracterizado por três dimensões principais: exaustão, cinismo (menor identificação com o trabalho) e sensação de redução da capacidade profissional.

Hero Image

Como identificar o burnout

Pessoas que estão lutando para lidar com o estresse no local de trabalho podem se colocar em alto risco de esgotamento. O esgotamento pode fazer com que as pessoas se sintam exaustas, vazias e incapazes de lidar com as exigências da vida.

O esgotamento também pode ser acompanhado por uma variedade de sintomas de saúde física e mental. Se não for tratada, a exaustão pode dificultar o bom desempenho de um indivíduo em sua vida diária.

Simplificando, se você se sente exausto, começa a odiar seu trabalho e começa a se sentir menos capaz no trabalho, você está mostrando sinais de esgotamento.

Sinais e sintomas

Embora o esgotamento não seja um distúrbio psicológico diagnosticável, isso não significa que não deva ser levado a sério. O tratamento em alguns casos passa pelo afastamento temporária do trabalho e estudo. A FALTA DE TRATAMENTO PODE LEVAR A SURGIR OUTROS TRANSTORNOS Depressão, Alcoolismo, Transtorno Alimentar e Ansiedade


Alienação de atividades relacionadas ao trabalho

Embora o esgotamento não seja um distúrbio psicológico diagnosticável, isso não significa que não deva ser levado a sério. O tratamento em alguns casos passa pelo afastamento temporária do trabalho e estudo. A FALTA DE TRATAMENTO PODE LEVAR A SURGIR OUTROS TRANSTORNOS Depressão, Alcoolismo, Transtorno Alimentar e Ansiedade


Sintomas físicos

O estresse crônico pode levar a sintomas físicos, como dores de cabeça e de estômago, problemas cardíacos, disfunções sexuais, problemas intestinais e respiratórios.


Esgotamento emocional

O esgotamento faz com que as pessoas se sintam ansiedade, irritabilidade, baixa autoestima, incapazes de lidar com a situação e cansadas. Frequentemente, falta-lhes energia para realizar seu trabalho.


Desempenho reduzido

O esgotamento afeta principalmente as tarefas diárias no trabalho e estudo. Indivíduos com burnout sentem-se negativos em relação às tarefas, dificuldade de concentrar, queda de produtividade e muitas vezes carecem de criatividade.


Profissões com maior vulnerabilidade a burnout

Profissionais da área da saúde, esporte, policiais, professores e comissários de bordos. O que todas as profissões tem em comum são duplas jornadas, falta de tempo para atualização profissional e tarefas que envolve cuidado ou relação próxima de pessoas.

Fatores de Risco

Um trabalho de alto estresse nem sempre leva ao esgotamento.
Se o estresse for bem administrado, pode não haver efeitos nocivos.
Mas alguns indivíduos (e aqueles em certas ocupações) correm um risco maior do que outros.

Pressão de tempo irracional

Os funcionários que afirmam ter tempo suficiente para fazer seu trabalho têm 70% menos probabilidade de sofrer um grande esgotamento. Indivíduos que não conseguem ganhar mais tempo, como paramédicos e bombeiros, correm maior risco de esgotamento.

Falta de comunicação e suporte de um gerente

O apoio do gerente oferece uma proteção psicológica contra o estresse. Os funcionários que se sentem fortemente apoiados por seu gerente têm 70% menos probabilidade de sofrer de esgotamento regularmente.

Falta de clareza de funções

Apenas 60% dos trabalhadores sabem o que se espera deles. Quando as expectativas são como metas móveis, os funcionários podem ficar exaustos simplesmente tentando descobrir o que deveriam estar fazendo.

Carga de trabalho incontrolável

Quando uma carga de trabalho parece incontrolável, mesmo os funcionários mais otimistas se sentem desesperados. Sentir-se sobrecarregado pode levar rapidamente ao esgotamento.

Tratamento injusto

Funcionários que sentem que são tratados injustamente no trabalho têm 2,3 vezes mais chances de sofrer um alto nível de burnout. O tratamento injusto pode incluir coisas como favoritismo, compensação injusta e maus-tratos de um colega de trabalho .

Valores conflitantes

É mais provável que as pessoas adotem a visão da empresa para a qual trabalham quando ela reflete seus valores. Quando esses valores são contraditórios por políticas ou comportamentos a incompatibilidade pode levar a uma aceleração do desligamento e da retirada.

Prevenção e Tratamento

Embora o termo "esgotamento" sugira que pode ser uma condição permanente, é reversível. Um indivíduo que está se sentindo esgotado pode precisar fazer algumas mudanças em seu ambiente de trabalho. Caso esteja precisando de uma ajuda, entre em contato para que eu posso te ajudar.

Hero Image

Veja o que alguns de meus clientes falam do meu trabalho

Os comentários abaixo foram aprovados pelo seus autores e publicados na plataforma mundopsicologos.com

Kelly é uma excelente profissional, que realmente se conecta com seus clientes. Sabe ouvir tão bem quanto falar e também dá aquelas apertadas que precisamos de vez em quando. No mais recomendo muito.

M.

Captou exatamente aquilo que eu precisava no momento. Tem uma abordagem muito boa. Dá a sua opinião diante do fato sem perder o profissionalismo, mas ajuda também a entender a forma de reverter a situação do problema. Ainda é minha primeira consulta, mas já me sinto satisfeita!

N.

No início busquei auxilio no meu desenvolvimento profissional e foi a melhor coisa. Na empresa que eu atuo não é possível fazer esse acompanhamento e no consultório foi possível traçar metas e planejar a forma de atuação profissional, hoje estou mais realizado e alcançando os meus objetivos Hoje continuo com a psicoterapia e tem feito muito bem.

A.

Estou adorando, já estou na segunda consulta e graças a Deus sinto q encontrei uma profissional a me deixa a vontade. Muito feliz

N.

Excelente profissional,tem me dado excelentes direcionamentos a nível profissional e pessoal,super recomendo!

M.

A expectativa sobre o serviço de orientação vocacional para minha filha superou as expectativas e facilitou na tomada de decisão

C.

Quem sou eu

Kelly Freitas

Psicóloga, Gestora de Recursos Humanos e Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

Meu objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a despertar todos os dias para novas oportunidades e que tenham acesso ao cuidado com a saúde mental, independente de doença, afinal saúde mental é bem-estar.

A minha missão é compartilhar o conhecimento que possuo através do meu trabalho como psicóloga, gestora de pessoas e terapeuta cognitivo-comportamental. Procuro expandir o seu conhecimento para que você seja independente, pense e atue de acordo com o seu propósito.

Além disso, atuo por meio de atendimentos online, palestras, e dos conteúdos compartilhados nas mídias sociais.

feature image

© 2022 Kelly Freitas. Todos direitos reservados.

TwitterYouTubeInstagram