Como o perfeccionismo está vinculado ao Burnout no trabalho?
mais de 2 anos - Escrito por Kelly Freitas
Kelly Freitas
Piscologa
Como o perfeccionismo está vinculado ao Burnout no trabalho
Você provavelmente já ouviu dizer que o esgotamento é um resultado direto do estresse. Afinal de contas, é um estado de ser exausto e sobrecarregado de trabalho. Mas por que o estresse leva a um colapso tão grande em tantas pessoas? Será porque esperamos muito de nossos empregos? Como todos sabem, os perfeccionistas têm padrões extremamente elevados para seu trabalho e para si mesmos. Eles querem que tudo esteja certo, o que pode ser cansativo e frustrante se você não estiver naturalmente inclinado ao perfeccionismo. E quando se considera a pesquisa sobre como o perfeccionismo no trabalho está ligado ao esgotamento e ao risco de depressão, faz todo o sentido. Leia mais sobre os perigos de ser um perfeccionista no trabalho e como você pode encontrar o equilíbrio.
Por que o perfeccionismo está ligado ao Burnout?
Uma pesquisa com 1.000 profissionais constatou que a maioria estava estressada e 82% dos entrevistados concordaram que o perfeccionismo no trabalho estava ligado ao burnout. O esgotamento é um estado de exaustão mental e física causado por altos níveis de estresse. Embora isto possa acontecer a qualquer momento e para qualquer pessoa, certos grupos de pessoas estão mais em risco de exaustão. Estes incluem pessoas em empregos de alta pressão e alto stress, tais como médicos, enfermeiros, funcionários públicos e pessoas nas profissões de cuidados. Se você sente que está caminhando para o burnout, há medidas que você pode tomar para reduzir o risco.
5 Comportamentos que acendem um alerta sobre o seu perfeccionismo e o quanto isso pode te levar ao Burnout
A pesquisa mostra que os perfeccionistas são mais propensos a experimentar ansiedade, depressão e estresse relacionados ao trabalho. Eles também são mais propensos a ter uma maior taxa de absenteísmo no trabalho. Aqui estão cinco comportamentos pelos quais o perfeccionismo pode levar ao esgotamento.
Dificuldade em dizer não - os perfeccionistas podem achar difícil dizer não quando os colegas lhes pedem para assumir tarefas extras. Isto pode levar a cargas de trabalho excessivas e extenuantes.
É muito duro consigo mesmo - a autocrítica é um traço comum nos perfeccionistas. Embora isto possa ajudar a levá-lo a ter sucesso, também pode fazer com que você seja muito crítico de si mesmo e fazer com que você exerça muita pressão sobre si mesmo para ter sucesso.
Se sente estressado sobre o cumprimento de prazos - Um esforço perfeccionista para fazer tudo perfeitamente pode levar a uma sensação constante de estar atrasado e estressado sobre o cumprimento de prazos.
Experimenta ansiedade relacionada ao trabalho - os perfeccionistas altamente motivados podem ser seus próprios piores críticos. Isto pode levar a um alto nível de ansiedade quando se trata de tomar decisões e usar seu próprio julgamento.
Possui grandes expectativas de si mesmo e dos outros - Quando você tem grandes expectativas de si mesmo e dos outros, você pode se sentir muito desapontado se não conseguir o que deseja no trabalho. Isto pode levar a sentimentos de frustração, raiva e uma ruptura nas relações com os colegas.
3 Dicas para ajudar você a encontrar o equilíbrio entre Burnout e Perfeccionismo
Aqui estão três maneiras de você se ajudar a encontrar o equilíbrio entre o burnout e o perfeccionismo:
Exercício - A maneira mais simples de fazer uma pausa é se exercitar. Você não precisa nem mesmo fazer exercícios extenuantes. Simplesmente dar uma caminhada pode ajudar.
Faça uma pausa em seu trabalho - Isto não significa que você deva tirar férias todos os meses. Pode ser algo tão simples quanto fazer uma pausa de certos aspectos de seu trabalho que estão se sentindo mais estressantes.
Mude a maneira como você vê seu trabalho - Pare de ver seu trabalho como algo que deve ser perfeito. Ao invés disso, tente aceitar que você vai cometer erros e que isto faz parte do processo de ser humano. Quando você comete erros, aprenda com eles e siga em frente.
O esgotamento é um resultado direto do estresse. A pesquisa mostra que os perfeccionistas são mais propensos a experimentar ansiedade, depressão e estresse relacionados ao trabalho. Dito isso é preciso mudar, parar e refletir sobre como irá encarar os desafios do cotidiano no trabalho, não existe perfeição, e se continuar nessa busca, você tende a se perder no caminho dessa procura irreal.
Gostaria de agendar um atendimento agora?