Ansiedade nos estudos
mais de 2 anos - Escrito por Kelly Freitas
Kelly Freitas
Piscologa
Passamos boa parte de nossas vidas se dedicando aos estudos e nessa trajetória diversos sentimentos e sensações, como pressão e autocobrança, nos acompanham de forma que podem desencadear sintomas de ansiedade.
A sensação de que todo esforço não foi necessário, uma cobrança vinda de fora, o medo e a insegurança consigo mesmo são fatores que se fazem presente e se desenvolvem por conta da ansiedade que afeta outras áreas da vida do indivíduo.

A ansiedade pode aparecer antes, durante e depois dessa jornada de estudos e realização de vestibulares. Veja abaixo alguns exemplos:
Antes: preocupação com a quantidade de especial e os conteúdos que cada uma possui, a decisão de qual curso irá fazer, em qual universidade cursar, por onde começar, qual a melhor forma de estudar, qual o planejamento adequado etc.
Durante: medo de não conseguir dar conta, pressão familiar, comparações com o outro, inseguranças em relação à própria capacidade de aprendizagem, dificuldades de concentração, tensão pré-vestibular etc.
Depois: pensamentos negativos quanto à aprovação, nervosismo sobre o que foi feito e sentimento de insuficiência.
Todos esses exemplos dados acima desencadeiam um nível alto de preocupação e que em sua maioria afetam a saúde mental do estudante ao ponto de que sintomas como insônia, má alimentação, tensões musculares, falta de ar, coração acelerado e tremor presentes no dia a dia. É claro que os sintomas de ansiedade possuem variação de pessoa para uma pessoa, mas em boa parte dos sintomas são muito parecidos e afetam desde os alunos do ensino básico até o ensino superior.
Em grande maioria podemos notar que os estudantes que estão na fase de prestar vestibulares são afetados de forma mais intensa pela ansiedade. Isso ocorre, pois o alto nível de expectativa criado para passar no curso escolhido, a cobrança vinda da parte familiar e de fora (sociedade) e quantidade de conteúdos a serem estudados geram uma autocobrança extrema que pode levar a depressão e crises de pânico.
O distanciamento da vida social está dentre os fatores que causam a ansiedade também, isso porque alguns estudantes deixam de ter o momento de lazer com amigos e família para se dedicar somente aos estudos e não que isso algo seja negativo, mas em tudo aquilo que fazemos é necessário a ver equilíbrio para que não haja impactos de nenhum dos lados.
Como a ansiedade pode prejudicar os estudos
Existem diversas formas que a ansiedade pode atrapalhar nos estudos, abaixo alguma delas:
O famoso deu branco: o conteúdo estudado embora esteja na memória de longo prazo pode enfrentar mais uma barreira quando a ansiedade está presente, já que uma mesma aumenta o nível de cortisol no corpo. O nível alto de cortisol pode provocar o bloqueio na mente, mais conhecido como “me deu branco”.
Insônia: se engana quem acha que insônia é sempre falta de sono, mas não. A ansiedade pode causar insônia no sujeito, já que a mente fica a todo instante focada e preocupada em coisas que não se pode resolver naquele momento, ou seja, a mente não consegue relaxar e “desligar”.
Cansado além do normal: sim, a ansiedade pode trazer um cansaço triplicado. A respiração ofegante, aceleramento cardíaco e corpo tremulo podem aumentar o cansaço já que a mente fica em alerta ao que está acontecendo.
Sofrimento por antecipação: a ansiedade pode fazer com que pensamentos, como reprovação no vestibular apareçam com frequência e gere esse sofrimento antecipado sem necessidade. Esses pensamentos podem acarretar em desânimo e autoestima baixa.
Todos esses exemplos citados acima são bastante comuns e impactam de forma ampla os estudos e pensamentos que o sujeito pode ter de si mesmo durante esse período. É importante estar atento aos sinais e buscar controlar a ansiedade de forma saudável respeitando a si.

Dicas que podem te ajudar a controlar a ansiedade:
1. Reconhecer seus limites
2. Trabalhar a respiração
3. Ter uma boa alimentação
4. Realizar a prática de exercícios físicos
5. Dormir a quantidade necessária
6. Ter momentos de lazer
A trajetória como estudante não é algo fácil, principalmente quando a ansiedade se faz presente, mas se tomamos consciência sobre e buscamos agir para reverter à situação podemos obter melhorias.
Em todo caso, busque ajuda e faça psicoterapia. Acima de qualquer coisa, é preciso cuidar si.
Gostaria de agendar um atendimento agora?