Ansiedade
mais de 2 anos - Escrito por Kelly Freitas
Kelly Freitas
Piscologa
A ansiedade normal é uma reação natural do nosso corpo e funciona como um mecanismo de lidar com as situações de perigo. Contudo, a interpretação de perigo frente a alguma situação pode acabar sendo equivocada.
Frente a hipóteses, como, uma reunião importante, uma entrevista de emprego e até mesmo uma prova, os sinais da ansiedade normal podem surgir a depender da forma que o indivíduo vê a situação. É nesse ponto que entra a interpretação como já dito acima, pois o nível de ansiedade frente a essas hipóteses exemplo pode ser maior do que seriamente esperado e isso pode acarretar em diversos sintomas físicos que prejudicam o indivíduo.
Por outro lado, existe também a ansiedade patológica que é considerada um transtorno mental e que precisa ser tratado e acompanhado com profissionais específicos, como um psiquiatra e / ou psicólogo. Esse tipo de ansiedade é aquele mais presente no dia a dia do indivíduo e que causa diversos fatores físicos e emocionais que podem levar a uma crise do pânico.
Quais são os sintomas da ansiedade?
Os sintomas da ansiedade podem variar de pessoa, mas existem alguns sintomas que são mais comuns. Abaixo alguns deles:
• Falta de ar
• Coração acelerado
• Alterações no sono
• Tensão muscular
• Suor excessivo
• Sensação de desmaio
Além desses sintomas físicos, podem surgir diversos pensamentos e sentimentos ao decorrer de uma crise de ansiedade que agravam a situação.
Transtornos de Ansiedade
Se você chegou até aqui, quero te dizer que não existe apenas um transtorno de ansiedade. A ansiedade vai muito além do senso comum que ainda temos, e é por isso que existe mais de um transtorno relacionado a ela.
Os principais transtornos de ansiedade são: Transtorno de ansiedade generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático e Síndrome do Pânico.
Como diminuir a ansiedade?
Conseguir controlar a ansiedade se torna um desafio, mas existem meios de mudança que você pode realizar durante o seu dia a dia e que podem te auxiliar nesse processo.
Veja abaixo três formas que te auxiliam a controlar e diminuir a ansiedade:

Fazer psicoterapia: A psicoterapia é um processo que ajuda os indivíduos que sofrem com ansiedade. É realizada junto a um psicólogo, e você e ele trabalharão juntos nesse processo para identificar os gatilhos emocionais que geram a ansiedade e através disso buscaram meios de realizar mudanças.
Praticar meditação: A meditação pode ajudar, e muito, durante momentos de ansiedade.
Praticar atividades físicas: Realizar atividades físicas, ajuda na saúde mental, bem-estar, estar a insônia e auxilia na disposição para realizar outras atividades.
A ansiedade é algo que faz parte do nosso ciclo de desenvolvimento e estamos sujeitos a passar por ela, mas em casos que ela está presente mais que o normal e está atrapalhando nosso dia a dia é necessário buscar ajuda.
Gostaria de agendar um atendimento agora?